HISTÓRIA

O Projeto Patrulheirismo, foi criado nos anos 60, pelo Juiz de Direito Doutor Marino da Costa Terra, no interior paulista. No final dessa década, com o ingresso das mulheres (mães) no mercado de trabalho, mais efetivamente, os adolescentes da classe pobre não tinham nada além da escola para que pudessem ocupar o tempo, de modo a favorecer o seu desenvolvimento e a boa formação pessoal.

A rua era o espaço disponível. Inspirado no Escotismo, com a adaptação necessária para suprir as necessidades de um público específico, as atividades do Projeto apoiavam-se no pilar: Educação – Recreação - Trabalho.

A finalidade era atrair e promover as condições e oportunidades adequadas para aquisição de valores aos adolescentes oriundos da classe menos favorecida: Economicamente e em acesso a bens e serviços. As políticas públicas para esse segmento eram praticamente inexistentes.

Em 1969, a então presidente da União Cívica Feminina de São Vicente, Doutora Marilena Carmen Moreno de Azevedo, acreditou que esse projeto contribuiria para amenizar o que se avizinhava como um problema em São Vicente - cidade com uma enorme região de periferia e alta taxa de desigualdade social - e trouxe-o como um Projeto da União Cívica Feminina denominado ASPAVI.

Dois anos após e pela receptividade da cidade, funda-se então o “Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro de São Vicente – CAMPSV, sigla que até hoje se mantém na instituição e que era destinado aos meninos, apenas.

Em 2000, com a criação da Lei da Aprendizagem, passou a chamar-se Centro de Aprendizagem Metódica e Profissional de São Vicente, garantindo os direitos trabalhistas aos jovens aprendizes – meninos e já incluindo meninas. Atualmente, adequado a PNAS, teve mais uma vez seu nome alterado e suas finalidades ampliadas.

VÍDEO INSTITUCIONAL


R. Dr. Emílio Carlos Nº 264 - São Vicente/ SP
CEP: 11390-230
Telefone: (13) 35694545
Email: campsv@campsv.org
GALERIA DE FOTOS
R. Dr. Emílio Carlos Nº 264 (Ao lado do Hipermercado Extra)
São Vicente/ SP
CEP: 11390-230
Telefone: (13) 3323.8598
Email: contato@campsv.org.br
© Copyright 2015 CAMPSV | Todos os direitos reservados.